sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Planejamento de casamento 30 Super dicas.
Quer ter certeza de que planejou tudo corretamente para o seu casamento e que não esqueceu de nenhum detalhe? Então leia as dicas que toda noiva deveria saber.
Quando estiver planejando o seu casamento, é importante saber certas coisas, como questões de moda e tendências: se aquela saia trompete está em alta ou se os buquês estão voltando com tudo. Há, no entanto, coisas que precisamos saber; aquele conselho tão essencial que toda noiva com sorte o bastante de ouvi-lo, pensa: “Ainda bem que alguém me disse isso!” Caso esteja se perguntando se há algum detalhe que possa, por acaso, ter esquecido (ou mesmo se tem tudo sob controle), confira nossos segredinhos indispensáveis para planejar um casamento.

1- Os convidados vêm em primeiro lugar
Tenha em mente o número de pessoas que irá convidar antes de decidir o local da festa. Com isso, garantirá um amplo espaço para quem estiver trabalhando. Como regra geral, calcule de 6 a 9 metros quadrados por convidado. Pode parecer muito, mas se levar em conta o espaço que vai precisar para as mesas, garçons atarefados, banda e pista de dança, verá que não é.
2- Investigue as restrições de datas de casamento
Saiba com antecedência se a data do seu casamento cairá no mesmo dia de uma conferência comercial, passeata filantrópica ou qualquer outro evento local que possa afetar o tráfego e a disponibilidade dos quartos dos hotéis.
3- Ouça a Mãe Natureza
Preste atenção nas condições meteorológicas e a outros contratempos em potencial. Convidados costumam ir embora mais cedo de casamentos feitos em pleno verão sob tendas que superaquecem o ambiente e de recepções feitas durante o inverno em salões que não são suficientemente aquecidos. Alguns insetos (mosquitos em geral e moscas) também são abundantes em certas regiões durante determinadas estações do ano. Veja se não vale a pena contratar uma empresa de dedetizaçao para aliviar o problema ou incluir repelentes como parte das lembrancinhas de casamento. E caso queira se casar ao pôr-do-sol, saiba como marcar o horário exato da cerimônia checando na Internet a hora em que o sol vai se pôr na data desejada.
4- Verifique seu crédito
Tire vantagem do alto custo dos casamentos e adquira um cartão de crédito que ofereça um programa de recompensas. Fazendo todas as compras relacionadas ao casamento com um só cartão, lhe ajudará a acumular milhares de pontos (que podem ser usados para a lua-de-mel), seja para milhas aéreas ou excelentes ofertas de compras.
5- Corrente de favores
Deixe que um profissional te leve a outro. Seu fotógrafo pode lhe indicar flores de um determinado florista que sobressaem mais nas fotos e no ambiente; e seu mestre de cerimônias com certeza deve saber qual banda faz a pista de dança ficar lotada.
6- Deixe a sua lista mais leve
A forma mais fácil de diminuir o orçamento do seu casamento? Corte algumas pessoas da lista. Lembre-se: metade das despesas do casamento é com comida e bebida. Se o seu gasto for de R$100 por pessoa, eliminando uma mesa de 10, pode lhe salvar R$1.000.
7- Peça e talvez consiga
Antes de assinar o contrato, peça por uma hora a mais de coquetéis ou para que sua banda toque aquele som parecido com o de Frank Sinatra. A maioria dos profissionais desse ramo optaria por segurar a reserva a recusar o pedido e cobrar mixarias a mais do cliente antes de fechar o negócio. Depois do negócio estar fechado, porém, talvez não vejam razão alguma para negociar o seu pedido.
8- Planeje o cardápio
Outra despesa inesperada? Arcar com a refeição dos funcionários que irão trabalhar no dia do casamento. Antes de assinar o contrato, certifique-se de que não é obrigado a dar aos funcionários a mesma refeição servida aos convidados, senão pode acabar pagando por mais vinte caudas de lagosta. Em vez disso, escolha para eles uma refeição igualmente saudável, porém mais barata. Aproximadamente dois dias antes do casamento, avise aos encarregados do buffet o que servir e para quantos funcionários. Não se esqueça dos assistentes do fotógrafo e dos ajudantes da banda.
9- Organize-se
Guarde em uma pasta todas as correspondências relacionadas aos prestadores de serviços do casamento, anotações feitas durante reuniões, fotos e páginas recortadas de revistas que queira mostrar a eles. Crie um e-mail exclusivo para assuntos do casamento e salve telefones importantes de fornecedores no celular.
10- Cuide do seu bar
Para cada 50 convidados, normalmente, é necessário um garçom; assim, as pessoas não têm que esperar muito para serem servidas. No entanto, se estiver servindo um coquetel especial que não possa ser preparado com antecedência (ou em grande quantidade), considere a idéia de  contratar um garçom a mais para fazer esta tarefa.
11- Reserve um dinheirinho na carteira
O orçamento de um casamento deve seguir a seguinte fórmula: 48 a 50% do orçamento total, para a recepção; 8 a 10% para flores; 8 a 10% para vestuário; 8 a 10% para entretenimento/música; 10 a 12% para fotos/vídeos; 2 a 3% para convites, 2 a 3% para lembrancinhas; e 8% para coisas diversas como um coordenador de casamento. É essencial separar de 5 a 10% extra do seu dinheiro para despesas inesperadas, como convites a mais, por causa de erros, ajustes adicionais nas roupas, guarda-chuvas, caso seja necessário e fitas para os programas do casamento. Acesse o nosso site www.casamentonocampo.com.br e fale conosco sobre o seu orçamento e itens que gostaria de adicionar.
12- Não tenha vergonha de implorar
Com os fornecedores, quase tudo é negociável; e não soará mal ou como se os estivesse insultando. Diga apenas: “Adoraria trabalhar com você, mas o meu orçamento não permite. Será que há alguma outra forma de fazermos negócio?”.
13- Espere por uma data
Às vezes, o planejamento de última hora pode lhe favorecer. Quanto mais próximo for a sua data, maior será seu poder de barganha. Escolher uma data em aberto dois meses antes do dia desejado pode lhe poupar até 25%, já que a maioria das pessoas reserva o local do casamento com, no mínimo, seis meses de antecedência. Além disso, casamentos às sextas-feiras e aos domingos costumam ser 30% mais baratos do que os que acontecem aos sábados.
14- Administre as correspondências
É claro que queremos selos perfeitos para os nossos convites de casamento, mas nem todos estão amplamente disponíveis em todas as lojas dos correios, principalmente em grande quantidade. Veja se não há como comprá-los na Internet, isso lhe ajudará a economizar tempo. Não esqueça de pesar o convite e todos os itens adicionais de papel antes de enviá-los, podendo assim colar quantos selos forem necessários. Informe-se sobre a necessidade de selos adicionais para envelopes com formatos diferentes dos tradicionais.
15- Prepare-se para rejeição
Saiba que, em geral, aproximadamente 30% das pessoas convidadas não comparecem. Isto depende, naturalmente, do local do casamento (casamentos em outras cidades ou fora do país são mais difíceis de conseguir a presença de todos), de quantas pessoas de outras cidades estão na sua lista, e da época do ano (pode ser que alguns convidados só tenham férias anuais ou outra coisa já planejada). Por outro lado, pode ser que todos compareçam sabendo que o seu casamento será a festa do ano!
16- Estabelece uma política única para crianças
Existem 4 opções: receber as crianças de braços abertos; optar por ter um casamento só para adultos; incluir somente crianças da família;ou contratar babás e recreadores para cuidar das crianças no local da festa, num hotel ou na casa de algum familiar. Para não magoar ninguém e ser sensato, evite permitir que algumas famílias levem seus filhos enquanto outras não (a não ser, claro, que as crianças façam parte do casamento).
17- Priorize seus amigos mais próximos
Diminua sua lista de convidados com o truque da “prioridade das linhas”. Coloque sua família e melhores amigos no topo da lista; continue com tias, tios, primos e amigos mais próximos (pessoas que você não consiga imaginar fora de seu casamento). Abaixo deles, coloque os amigos dos seus pais, vizinhos, colegas de trabalho e assim por diante. Se precisar fazer alguns cortes, comece do fim da lista até que atinja o número ideal de convidados.
18- Dê um passo de cada vez
Monte um cronograma de planejamento do casamento e faça uma coisa de cada vez, em uma ordem lógica, assim não fará tudo ao mesmo tempo, evitando que tudo culmine em uma avalanche de tarefas. Não contrate ninguém antes de confirmar a data do casamento. Não planeje seu bolo antes de imaginar suas flores. E não confirme com nenhuma banda antes de decidir o local da festa.
19- Acompanhante, só se for casado
Se a sua lista de convidados estiver extrapolada, avalie a situação dos acompanhantes. Faça um mapa na sua cabeça de onde as pessoas irão sentar e imagine com quem seus amigos solteiros poderiam ficar junto. Se houver uma mesa de solteiros que eles conheçam bem, o problema está resolvido. Se for uma mesa de casais (fazendo com que a pessoa se sinta deslocada) ou se for uma mesa de solteiros onde a pessoa não conheça ninguém, pense em abrir uma exceção. Caso seja questionado o porquê os solteiros não podem levar acompanhantes, culpar o tamanho do local ou a lista gigantesca de convidados dos seus pais são sempre boas desculpas.
20- Libere os quartos
Assim que definir a data do casamento, comece a procura hotéis com vários tipos de preço. Alguns hotéis têm a facilidade de reservar uma seção de seu estabelecimento somente para os convidados e ainda fazem um desconto. Se optar por este tipo de reserva coletiva, libere, com um mês de antecedência, os quartos que não serão usados. Caso o hotel com o qual esteja negociando insista em penalidade para cancelamentos, recuse. Não seja responsável pelos quartos que não puderem ser ocupados.
21- Dê instruções precisas de como chegar ao destino
Certifique-se de que os convidados sabem para onde estão indo. Por mais fáceis que os programas de mapa da Internet sejam, às vezes as direções são erradas – ou há um caminho mais rápido com menos propensão a trânsito a ser tomado. Peça aos locais onde serão realizadas a cerimônia e a recepção por mapas com instruções de percurso (o que eles normalmente têm em estoque e não cobrarão nada) e teste o caminho você mesmo.
22- Guarde ou faça os comprovantes
Tenha por escrito qualquer alteração dos acordos ou mande um e-mail confirmando qualquer mudança, dizendo: “Olá, quero apenas confirmar que o local da festa permanecerá aberto até as duas da manhã em vez de meia noite”. Não aceite a palavra de ninguém como garantia – quando o grande dia estiver chegando, a pessoa com quem você falou talvez não esteja mais trabalhando para lhe dar respaldo.
23- Programe a preparação do local
Tenha absoluta certeza de que haverá tempo suficiente para a preparação do local. Se estiver alugando um espaço e trazendo ajuda de fora, pergunte: “Que horas as coisas podem começar a ser montadas?”. Preston Bailey, autor de Preston Bailey’s Fantasy Wedding, recomenda ver se tudo pode ser feito no dia anterior ou, pelo menos, durante todo o dia do casamento antes do evento começar.
24- Informe-se sobre a habilitação para o casamento
Há como checar na Internet as exigências para dar entrada com o pedido de habilitação para o casamento, mas confirme ligando para um cartório de sua cidade. Mesmo que o cartório funcione de 9:00 às 17:00, talvez só emitam a habilitação para o casamento em dias e horários restritos, como por exemplo, às quintas-feiras de 14:00 às 15:00. Dê uma cópia à sua mãe ou a uma das madrinhas (caso perca a sua às vésperas do casamento).
25- Revise regras básicas
Esteja preparada! Pergunte ao responsável pelo local religioso onde acontecerá a cerimônia se há qualquer tipo de restrição, como por exemplo se fotos com flash ou ombros nus são proibidos. Ou, caso a cerimônia seja em lugar aberto, se é permitido fincar estacas no gramado para armar as tendas (o que, normalmente, está na lista das proibições).
26- Balanceie seu dinheiro
Orçamentos de casamento são uma questão de equilíbrio. Comece a planejar o seu fazendo uma lista dos detalhes cruciais, como a música, o vestido, os convites, as flores e o fotógrafo; então, atribua um número a cada um deles – sendo “1” os de maior importância e “3”, os de menor. Invista seu dinheiro nos números “1” e corte custos dos números “3”. (Você só não pode classificar tudo como número “1”!) Por exemplo, se o vestido de um estilista famoso e uma comida fabulosa são o que realmente importam pra você, talvez terá que escolhe convites mais simples e arranjos de flores menores.
27- Ajude os convidados a prestar atenção
Certifique-se de que os convidados possam ver e ouvir. Se houver pessoas sentadas a mais de quinze fileiras de distância do altar, talvez seja melhor alugar um microfone e usar bancos mais altos para as pessoas que estiverem no fundo. A entrega e a instalação dos equipamentos deverão ser coordenadas com o espaço da cerimônia, então deixe seu mestre de cerimônia ou um dos padrinhos responsável por isso.
28- Faça uma lista de telefones importantes
Tenha consigo no dia do casamento uma listinha telefônica de emergência com os números de todos os prestadores de serviço que estão envolvidos na cerimônia e na recepção. Isto pode ser muito útil caso o seu motorista se perca ou caso decida pedir ao seu fotógrafo que tire umas fotos estilo “making of”.
29- Leve alguém de bom gosto para as compras
Não saia para comprar seu vestido sozinha; depois de um tempo todos eles começam a parecer o mesmo e será mais difícil lembrar o estilo que você realmente gostou. Mas cuidado com quem você vai levar para lhe ajudar. Se a sua mãe ou a sua irmã não puder ir, chame uma amiga que seja bem sincera. Este é o momento em que você precisa realmente saber qual vestido ficou mais bonito.
30- Seja realista com seu tempo
Quando chegar o último mês dos preparativos (e você estiver entrando em parafuso), olhe para sua lista gigantesca de coisas a fazer e corte 3 delas. Sim, corte três coisas que teria que fazer. Coisas que não são tão essenciais e que você não tenha muita vontade de fazer, como escolher uma música para o casamento ou confirmar detalhes finais com todos os fornecedores. Elimine apenas as tarefas mais supérfluas, como pintar à mão sinais de “recém-casados” ou assar biscoitos para colocar em todas as sacolinhas de boas-vindas. Faça uma promessa de nunca mais pensar nisso.

Como escolher e contratar um DJ para casamento.
A festa de casamento é a parte "relax" de todo o processo que às vezes envolve até dois anos entre a preparação, escolha dos locais, roupas, etc.
Este momento não deve merecer uma atenção menor do que o restante dos itens da cerimônia e da festa, pois é o momento que os noivos terão para liberar toda a energia e emoção acumuladas durante a cerimônia e todo o período antecedente.
Há casais que optam por bandas, pois preferem a música ao vivo ou mesmo as brincadeiras que os componentes podem inserir no meio da festa. Outros dão preferência ao que chamamos de música mecânica ou som mecânico, produzido através de CDs ou discos de vinil. É aí que entra o DJ, ou Deejay que é a pessoa responsável por colocar a música certa no momento certo, fazer a animação da pista com brincadeiras, passar recados para os noivos, etc. 
Ao contratar um DJ, é importante levar em consideração alguns pontos como:
- apresentação (vestimentas, asseio, etc);
- dicção;
- equipamentos que serão utilizados na festa;
- repertório;
- auxiliares/ajudantes.
A melhor maneira de se contratar um DJ é através de indicações de pessoas de confiança. Ao efetuar um primeiro contato, os itens a verificar são:
- O profissional possui a data disponível?
- Ele possui o repertório que você está procurando?
- Qual o valor do cachê?
Caso não tenha uma indicação, veja se o profissional possui site, se as informações são bem explicadas, organizadas (geralmente o site é o reflexo do profissional: site organizado, objetivo, profissional organizado, objetivo. Site poluído, nebuloso, profissional idem), se são apresentadas em bom português (imagine um DJ anunciando a entrada dos noivos no salão, com
diversos erros de concordância....).
Marque uma reunião com o profissional no local onde será a festa. É uma ótima oportunidade para conhecê-lo, e ver se há aquela "sintonia" entre você e ele, importantíssima no dia do evento. Nesta visita, ele também pode lhe passar boas informações sobre o posicionamento dos equipamentos no local, além de conhecer as regras de utilização, sistema elétrico, entre outros itens relevantes.
Um DJ normalmente tem um repertório bem vasto, girando em torno de 5 a 20 mil títulos, nos mais variados estilos. Alguns usam CDs e discos de vinil; outros já estão se modernizando, utilizando computadores com programas avançadíssimos, que simulam as famosas pick-ups (toca-discos) e conseguem armazenar algo em torno de 40.000 títulos.
Portanto, cabe aos noivos numa reunião com o profissional, levar uma lista de músicas que não podem faltar na festa, bem como nomes de bandas e cantores. Desta forma, fica bem mais fácil para o DJ visualizar o estilo do casal e tocar músicas que agradem aos noivos e convidados.
E O PAGAMENTO?
O valor é muito relativo ao que está sendo oferecido, como equipamentos, repertório, duração do evento, etc. Isso varia de profissional para profissional; porém tudo é negociável. Normalmente os DJs investem muitos recursos em equipamentos e em sua manutenção, que via de regra, têm um preço bem elevado, além de comprar raridades e lançamentos musicais.
Portanto, verifique as condições de pagamento que o profissional oferece. A maioria dos prestadores de serviços para casamentos determina que tudo deve ser pago até a data do evento, o que não costuma ser diferente com o DJ. Mais um motivo para iniciar a busca cedo. Se o casamento será daqui a um ano, comece já a fazer as cotações, pois isso facilita a negociação.
Vale ressaltar que muitos profissionais oferecem também serviços de telão, foto e filmagem. Faça cotações dos serviços separadamente e veja se o DJ oferece um valor menor no "pacote", nunca deixando para trás o quesito "qualidade", pois os recursos financeiros que você está investindo em seu casamento devem ser valorizados, centavo a centavo.
Prós e Contras de cada tipo de cerimonia.


Antes de escolher o local onde será realizada a festa de casamento, é importante analisar vantagens e desvantagens de cada um dos locais, evitando, no final, surpresas desagradáveis.

Aqui ficam algumas sugestões que podem ajudar à difícil escolha do espaço, para que não haja arrependimentos de última hora.
Sítios, Chácaras, Recantos e Fazendas
Vantagens:
- Estão preparados para festas em qualquer época do ano.
- Facilidade de organização, pois a decoração e o serviço de buffet· estão incluídos no serviço.
- O pessoal está devidamente preparado e treinado, pois trabalham o ano inteiro em buffet e festas.

- Alguns tem estacionamento e segurança própria.
- A beleza da natureza à volta.
- Permite combinar diversos elementos decorativos como as flores, velas e tendas.
- Possibilita personalizar a festa ao gosto dos noivos.
- É adequado tanto para uma festa de dia como de noite, mais informal ou mais formal.
- Amplitude do espaço permite que o casamento se realize tanto no exterior quanto no interior.
- Se o casamento for de dia, a paisagem e o espaço à volta permitem encher a vista.



·Desvantagens:
- Se o casamento for realizado na parte externa, ou seja, ao ar livre, deverá haver uma tenda para o caso de chover.
- Se for feito em um local em condomínio fechado poderão existir regras quanto ao volume da música e animação da festa.
Hotéis
Vantagens:
- No caso dos hotéis, a acessibilidade é fácil, pois a maioria encontram-se perto do centro da cidade. Raramente se perdem os convidados.
- Quem não quiser levar carro, facilmente consegue um táxi.
- Facilidade de alojamento para os convidados que morem longe.
Desvantagens:
- Pouca margem para personalizar e decorar o espaço.
- Os horários estão definidos e raramente podem ser alterados
- Alguns têm exclusividade com alguns grupos musicais e outros serviços (buffet, fotógrafo, etc.).
- Falta de privacidade pela utilização dos mesmos serviços (banheiro, recepção) que os clientes do hotel.
- Limitações ao volume da música.
Mansões, Palácios e Castelos
Vantagens:
- Beleza do local.
- Dimensão e espaço (permite casamentos de grande dimensão).
- A principal vantagem poderá ser a beleza da própria casa evitando gastar muito dinheiro em decoração. As vezes, basta um centro de mesas bonito, com uma decoração de toalhas, pratos e copos com gosto, luz de vela e pouco mais.
Desvantagens:
- Preço poderá ser mais elevado.
- Casamentos pequenos poderão não usar a totalidade do espaço, podendo haver outro evento no mesmo dia.
- Espaço é muito grande para um casamento mais intimo.
Restaurantes, Buffets e Salões
Vantagens:
- Acessibilidade do preço.
- Proximidade da zona de residência dos noivos.
- Experiência de buffet.
- Casamento mais íntimo.
- Vários tipos de comida para diferentes gostos.
Desvantagens:
- Pouco espaço para a pista de dança.
- Impessoalidade.
- Pouca margem para decoração.

8 segredos do bouquet
Para cada noiva existe um tipo de bouquet.
Independentemente de tudo, o bouquet precisa estar em harmonia com o vestido, o estilo da noiva, a sua estatura, e o seu estilo.
E, fique sabendo que as cores mais usadas, depois do branco, são os tons laranja, lavanda, e cor-de-rosa.
Para noivas ousadas os bouquets com flores vermelhas são lindos!
Leia aqui os oito passos essenciais para escolher o seu bouquet.
1 - Nunca se usa a mesma flor do bouquet na decoração.
2 - Depois de decidir qual o modelo que pretende, e escolher as flores, é necessário
pensar no lado pratico e no conforto do bouquet. A maioria dos floristas aconselham a cobrir o caule com um tecido agradável ao toque e fácil de segurar. Pode ser o mesmo vestido do tecido, cetim ou gorgurão.
3 - Verifique a antecedência com que o bouquet é entregue. De preferência duas horas antes da cerimonia. Assim, as flores mantêm-se frescas.
4 - Se o bouquet for entregue na véspera, não se esqueça de colocar em água e, quando o tirar, limpar o caule.
5 - É aconselhável ser a noiva a levantar ou a receber o bouquet, pois saberá exatamente se corresponde ao que foi encomendado. Desta forma, evita que as flores entregues sejam diferentes das flores escolhidas.
6 - Quando segurar o bouquet, encoste o antebraço na lateral da cintura. Dessa forma, não haverá como se enganar relativamente à altura em que deve pegar nas flores.
7 - Na igreja, enquanto estiver em frente ao altar, poderá descansar o bouquet no altar ou pedir à sua mãe ou madrinha que o segure.
8 - Se quer ter um toque de sofisticação, inclua no bouquet a flor que servirá para adornar a lapela do seu noivo. Quando chegar ao altar, coloque a flor no traje do seu noivo!

História e tradição do bouquet
O costume da noiva levar um bouquet começou na Grécia Antiga. No entanto, na altura, os bouquets eram constituídos por ramos de ervas e alho para atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado, garantindo uma união duradoura.
Em Roma, era comum a noiva levar um ramo de ervas, significando fidelidade e fertilidade.
Na Polónia, no século XVIII, o bouquet costumava ser salpicado com açúcar para adocicar o temperamento das noivas.
Ao longo do tempo, diferentes sociedades acrescentaram novas interpretações ao bouquet.
Recentemente, as ervas foram substituirdes por flores. Primeiro apenas uma flor, depois os ramos com diferentes tamanhos e feitos de acordo com o gosto da noiva.
Atualmente, os bouquets têm diferentes flores, formatos, cores e tipos, segundo o estilo do vestido e personalidade da noiva. Inspirado em revistas, opiniões, flores da época e tudo o mais... Escolha já o seu!

Doce no palito

Quem foi que disse que doce no palito é só Pirulito, Picolé ou Algodão Doce?
Esta novidade acabou de chegar ao Brasil e já esta fazendo o maior sucesso em aniversários,casamentos,chás ou para qualquer tipo de festa.

E sabe qual é a parte mais bacana? Os convidados não sujam as mãos na hora de comer o doce... achei muito criativo e claro que uma delícia.
Aqui vai alguns do milhares de modelos que se pode fazer.




                                                                               Macaron no palito



                                                                                    
                                                                            Doce de abacaxi no palito




                                                                              Brigadeiro no palito




                                                                        Um mimo para chá de fraldas 




                                                                      Decorados para casamentos




                                                                          Em formatos de bolinhos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Lembrancinhas para chá de panela

Aqui vai algumas sugestões diferentes e lindas para oferecer de lembrancinhas em chás de panelas,lingerie e outros.










Essas  lembrancinhas são de uma loja de Porto Alegre,vale a pena conferir tem cada coisa uma mais fofa que a outra.
Para quem se interessar e quizer conhecer tudo pessoalmente o endereço é:


Loja da Lu Gastal
Rua Eudoro Berlink, 434
Porto Alegre -RS
Fone: (51) 3333-2293.

Brunch em casamentos

Para um casamento informal uma boa pedida para buffet é preparar um brunch. Que seria uma mistura de café da manhã (breakfast) com almoço (lunch). É ideal para casamentos iniciados pela manhã que se estendem até a tarde.

O local para este tipo de buffet poderá ser aberto e preferencialmente próximo a natureza. Desde os campos de um hotel fazenda até os jardins de uma residência.

O cardápio deverá ser composto dos itens tradicionais de um café da manhã: pães, torradas, café, sucos, achocolatados, frios e doces. Bem como alguns alimentos mais encorpados como tortas salgadas, crepes e suflês. Também poderão ser servidas saladas frescas e frutas.

Servir um brunch em casamentos além de muito saboroso também é muito econômico. No brunch os convidados se servem, não precisando de muitos garçons. Você também pode encomendar todos os quitutes em um só lugar como em uma deliciosa padaria ou em uma delicatessem - o que não impede que você contrate a comodidade de um buffet. As bebidas também serão restritas em função do horário. Sirva apenas champanhe, água, suco, refrigerantes e um bom vinho.

Quem sabe um brunch não seria uma boa opção de buffet para o seu casamento!?


Olha só que fofa a linha My Lovely Kitchen da Tramontina. 
A sua cozinha vai ficar ainda mais charmosa com esta coleção toda na linha retrô em tons de rosa e azul. 
E o melhor é que as panelas são revestidas internamente pelo antiaderente Starflon. Facilidade em dobro para nós né meus queridos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011





Está em dúvida sobre a quantidade de bebidas para a festa?
Veja abaixo nossa tabela e calcule sem dúvidas a quantidade certa. Vale lembrar que no verão bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. Enquanto no inverno, o consumo de vinho será maior. 
Também é importante pensar em refrigerantes Diet e água para os diabéticos e para quem não toma bebidas alcoólicas ou refrigerante normal.
Seguindo esta tabela o risco de desperdícios diminui consideravelmente.
Água Mineral + Refrigerantes ou sucos + Cerveja + Vinho branco ou Vinho tinto.

- Água Mineral 100 ml por pessoa
- Refrigerantes ou sucos 400 ml por pessoa
- Cerveja (600 ml) 1 garrafa ou 2 latas para cada 4 convidados
- Vinho branco 1 garrafa à cada 3 convidados
- se for o Vinho tinto 1 garrafa à cada 4 convidados
Água Mineral + Refrigerantes ou sucos + Cerveja + Vinho branco e Vinho tinto.

- Água Mineral 100 ml por pessoa
- Club soda 1 garrafa à cada 8 convidados
- Refrigerantes ou sucos 400 ml por pessoa
- Cerveja (600 ml) 1 garrafa ou 2 latas para cada 4 convidados
- Vinho branco 1 garrafa à cada 4 convidados
- Vinho tinto 1 garrafa à cada 8 convidados
Água Mineral + Refrigerantes ou sucos + Cerveja + Vinho branco ou Vinho tinto + Whisky

- Água Mineral 100 ml por pessoa
- Club soda 1 garrafa à cada 8 convidados
- Refrigerantes ou sucos 400 ml por pessoa
- Cerveja (600 ml) 1 garrafa ou 2 latas para cada 4 convidados
- Vinho branco 1 garrafa à cada 3 convidados
- se for o Vinho tinto 1 garrafa à cada 5 convidados
- Whisky -  1 garrafa à cada 8 convidados
Água Mineral + Club Soda + Refrigerantes ou sucos + Cerveja + Vinho branco + Vinho tinto + Whisky + Champanhe servido desde o início da festa

- Água Mineral 100 ml por pessoa
- Club soda 1 garrafa à cada 12 convidados
- Refrigerantes ou sucos 400 ml por pessoa
- Cerveja (600 ml) 1 garrafa ou 2 latas para cada 12 convidados
- Vinho branco 1 garrafa à cada 12 convidados
- Vinho tinto 1 garrafa para cada 20 convidados
- Uísque 1 garrafa à cada 15 convidados
- Champanhe 1 garrafa para cada 2 convidados
Água Mineral +  Club Soda + Refrigerantes ou sucos + Cerveja + Vinho branco + Vinho tinto + Whisky + Champanhe servido apenas no brinde.

- Água Mineral 100 ml por pessoa
- Club soda 1 garrafa à cada 8 convidados
- Refrigerantes ou sucos 400 ml por pessoa
- Cerveja (600 ml) 1 garrafa ou 2 latas para cada 10 convidados
- Vinho branco 1 garrafa à cada 6 convidados
- Vinho tinto 1 garrafa para cada 10 convidados
- Uísque 1 garrafa à cada 08 convidados
- Champanhe 1 garrafa para cada 8 convidados (somente brinde)

 Cartão de agradecimento

 

 O que é?
 É uma forma elegante do casal mostrar que ficou feliz com a presença dos convidados no evento.
Quando enviar?

Até 30 dias depois do evento.
De que forma enviar?
 
O mais bacana é enviar pelos correios mesmo, pra fazer uma surpresa ou entregar em mãos via motoboy. 
Imagine que enquanto vocês estão na lua-de-mel os convidados estarão recebendo o cartão de agradecimento. Isto mostra organização e será mais uma coisa boa (sobre o casamento) para todo mundo comentar quando vocês voltarem da viagem.
Logística: 
 Uma dica boa é deixar o envio por conta da cerimonialista do casamento, isto dará ao casal a garantia de que todo mundo vai receber o cartão a tempo.  
Aqui na CLC o casal pode contratar a entrega do cartão de agradecimento como um extra.  

O custo é baixo e vale super a pena.
 

O que colocar no cartão de agradecimento?
 
O cartão de agradecimento pode conter:
• Agradecimento pela presença no casamento
• Agradecimento pelo presente (neste caso é recomendado que o agradecimento seja feito individualmente em cada cartão, o ideal é especificar o presente e informar o quanto vocês ficaram felizes em recebê-lo)
• Endereço e número do telefone fixo do casal.
Pra economizar:

Uma forma de reduzir custos com o cartão de agradecimento é confeccioná-lo na mesma gráfica que vocês farão o convite do casamento.
Pra quem quer diferencial:
• É possível personalizar o selo do correio com o design do evento ou com uma foto do casal ou de algum detalhe do casamento, como por exemplo, a imagem das alianças ou do buquê.
• Outra ideia original é utilizar uma imagem bonita do casamento para montar um postal de agradecimento.
Mas lembre-se que o cartão deve ser enviado em até 30 dias depois do evento.

Save the Date


 


O Save the Date ou Reserve esta data chegou ao Brasil há pouco tempo e é mais um item das inúmeras tendências norte-americanas utilizadas em casamentos. Como o nome mesmo já diz, é uma forma de comunicar a data do evento para que os convidados possam deixar o dia reservado. O save the date não é um item ESSENCIAL no planejamento do casório, mas dependendo do tipo de evento é bacana que o casal pense em uma forma de comunicar os convidados com antecedência para que as pessoas já se programem com relação à data, distância, trajes e local para hospedagem (caso seja necessário).

Que informação colocar?

É essencial que o Save the Date contenha:

- Nome do casal

- Data

- Estado/cidade do evento. 


Atenção: Não se deve colocar o nome do espaço ou da igreja. Estas informações serão enviadas no convite formal. Além disso, é importante que a mensagem forneça uma noção do estilo do casamento que pode ser clássico, despojado, praiano, primaveril, etc.



Nos Estados Unidos é comum ressaltar que o convite formal com horário e local exato será enviado posteriormente. Acho bacana colocar esta informação, tendo em vista que algumas pessoas podem perguntar qual o endereço e horário da cerimônia e recepção.

Pra quem enviar?

Você deve enviar para todas as pessoas que deseja convidar.

Não envie o pré-convite se você:

Não vai convidar ou ainda não tem certeza se convidará determinada pessoa ou 
Vai convidar, mas não faz questão da presença dela. (Isto serve para aquela tia distante que você mal conhece, mas sua mãe faz questão de convidar ou ex namorado/a que continua fazendo parte do ciclo de amigos, mas a relação ficou estremecida com o término do namoro).
 Como enviar?

O Save the Date pode ser enviado via motoboy, correio, e-mail ou entregue pessoalmente. Tudo vai depender do modelo que o casal escolher.  

Quando enviar?

Há controvérsias. Algumas assessoras sugerem o envio assim que o casal marcou a data ou no máximo 8 meses antes. Eu discordo e aconselho encaminhar com uma antecedência de 6 a 4 meses. Acho 4 meses ótimo.

Motivos:
Com 1 ano/8 meses de antecedência do Dia D a data pode ser facilmente esquecida, já que dificilmente agendamos compromissos um ano antes. Além disso, muitos imprevistos podem acontecer e como o nome mesmo diz imprevistos não são previstos, sim é óbvio, mas eu gosto de ressaltar porque já vi muita coisa acontecer depois que o casal marca a data.

Por exemplo:

Término do noivado - é evidente que ninguém marca casamento pensando em cancelar, mas isto é uma coisa que pode acontecer por N motivos.

O casamento pode ser adiantado porque a noiva engravidou ou adiado porque um dos noivos perdeu o emprego ou alguém próximo da família faleceu ou o apartamento não ficou pronto ou por qualquer outro motivo.

Imagine a saia justa que você passará quando for explicar para as pessoas (já avisadas da data) que não terá mais casamento. Por isso, que sugiro o envio do pré-convite com 6/4 meses de antecedência. Não é que eu seja pessimista, mas como já vi todas estas situações acontecerem aconselho prevenir para não ter que pensar em como remediar.

Seguindo estas orientações o seu Save the Date do seu evento será um su
cesso.