sábado, 30 de abril de 2011

Chá de apresentação


Celebre o nascimento do seu bebê


Saiba mais sobre este evento que está se tornando cada vez mais comum.
imagem tirada da net


Você com certeza já ouviu falar em chá de bebê, mas muitas pessoas não conhecem o evento que, aos poucos, está se popularizando no país: o chá de apresentação do bebê. Mas qual é a diferença?
Enquanto o chá de bebê é geralmente organizado pelas amigas da futura mamãe ainda grávida, o chá de apresentação do bebê é organizado pelas avós ou tias, com o intuito de apresentar o recém-nascido à família e amigos.
Optar pelo chá de apresentação é uma maneira de evitar visitas na maternidade e nas duas primeiras semanas após o nascimento do bebê – um período de recuperação pós-parto e de extrema intimidade, onde a mamãe e o bebê se adaptam um ao outro, às mamadas, aos horários e necessidades.

Confira nossas dicas para que o chá de apresentação do seu bebê seja um sucesso:


· O ideal é esperar o bebê fazer pelo menos um mês para realizar o chá. Mas a ansiedade dos conhecidos talvez não espere tudo isso, então marque para a terceira semana após o nascimento.

· O convite pode ser feito através do telefone, ao avisar sobre o nascimento do bebê. Depois, é ideal formalizá-lo através de um convite impresso ou eletrônico.

· Caso a mamãe queira participar ativamente da organização junto com as vovós, ela deverá fazê-lo antes de ter o bebê. Afinal, no primeiro mês sua atenção estará totalmente voltada para os cuidados do recém nascido. Se possível, começar a planejar o chá de apresentação junto com o chá de bebê e a decoração do quarto, para tudo seguir a mesma linha.

· O foco do evento é apresentar o recém nascido, mas ele irá dormir e mamar na maior parte do tempo. Para não assustar o bebê, evite deixar que cada convidado o pegue no colo e respeite seus horários.

· A festa é reservada apenas para parentes e amigos próximos, portanto, pode ser feita em casa mesmo. É uma ótima oportunidade para que todos conheçam o quarto do bebê, por exemplo. Se você preferir fazer em algum salão, certifique-se que o mesmo tem um espaço reservado, para o bebê poder descansar.

· Sirva comes e bebês, como em toda reunião. Lembre-se que é um evento de extrema delicadeza por tratar-se de um recém nascido, portanto, é bom evitar bebidas alcóolicas e comidas pesadas, como churrasco, por exemplo. Prefira salgados, sanduíches, docinhos e bolo. Se possível, contrate um bufê para servir os convidados.

· A decoração é extremamente importante para contextualizar o momento. O tema pode ser ligado ao enfeite de porta de maternidade ou ao quarto do bebê, por exemplo.

· Ao contrário do chá de bebê, onde as organizadoras preparam uma lista com os presentes necessários e os dividem por convidado, neste evento, família e amigos ficam à vontade para presentear o bebê de acordo com suas preferências.

· O som ambiente deve ser suave e tranquilo, para não deixar o bebê agitado. Músicas clássicas ou românticas são boas alternativas.

· É o momento ideal para entregar a famosa lembrancinha de maternidade, com o nome e a data de nascimento do bebê. Geralmente, a lembrancinha segue o tema ou as cores da decoração do chá.

· Fazer brincadeiras com os convidados além de divertir, é bom para desviar um pouco a atenção do bebê. Entre as mais tradicionais estão bingo com palavras ligadas ao bebê ou a mamãe e o papai ou as vovós adivinharem quem deu cada presente.

Espero que gostem.

Decoração Clean

Uma nova tendência nas festas e eventos infantis!  

                         imagem tirada da net                                                                                         

O que seria ?

Hoje vim falar sobre a atual tendência das festa e eventos infantis que está deixando as mamães assim como eu deslumbradas! As esculturas em isopor, os painéis pintados com o tema da festa no fundo da mesa do bolo, toalhas de cetim, entre outras coisas estão perdendo lugar para elementos mais sofisticados e requintados (nem sempre mais caros) nas festinhas dos pimpolhos. Essa tendência “clean” privilegia uma decoração mais clara e limpa.
 
Mas afinal o que caracteriza a decoração clean?

Em linguagem décor: O estilo clean é caracterizado pela ausência de elementos ornamentais ou supérfluos, limpeza nas formas e pureza de linhas, ou seja, menos é mais! Também chamada de minimalista, a regra é evitar o excesso. São usadas poucas "coisas", apenas as essenciais, mas ao contrário do que se pensa, a decoração o ambiente não fica “sem graça”, e sim com uma cara mais funcional e limpa.
Mas aqui estamos generalizando o “clean” da decoração para uma decoração menos carregada e ao mesmo tempo harmônica independente do estilo. Por exemplo, a seguir temos três fotos de mesas com diferentes estilos: rústico, provençal ou cottage e o clean sofisticado respectivamente.



                     Fazendinha rústica imagem tirada da net.




                   Provençal (Happy Fest. Tema: Doll house party)

                                                         
                                                 
                         (http://www.casamentopratico.com/)



 E nesse universo clean o que está sendo usado.

Usam-se elementos delicados e personalizados.

Com relação aos docinhos podem ser servidos os tradicionais (beijinhos, brigadeiro, olho de sogra,...). O que muda é a forma que eles são é apresentados. Por exemplo, os mesmos docinhos passam a ser modelados com o tema da festa, ou com totens (mini adereço decorativo ou mini bandeira – personalizados com o tema da festa - espetados nos docinhos). E ainda podem ser utilizadas forminhas também personalizadas para abrigar os docinhos. 
Eles passam a fazer parte da decoração da mesa principal. São dispostos em bandejas, caixas de MDF f
Pode se colocar também pirulitos de chocolates decorados com o tema da festa, potinhos personalizados com doce de leite,bolachinhas e muito mais.Eles passam a fazer parte da decoração da mesa principal.
São distribuídos sobre peças de mdf brancas ou decoradas com fitas e tecidos,(mas de forma padronizada na mesa).
Como elementos decorativos são utilizados bonecos de tecido com roupas seguindo o mesmo padrão da festa. Peças de porcelanas. Também são utilizados tecidos e fitas para forrar vasos e assim trazer mais charme para a mesa principal. 
Uma alternativa ao uso do painel de fundo é forrar a parede com tecido. Nada impede que molduras, quadros, vasinhos,... sejam pendurados. 
Souplats forrados com tecido floral alternando com tecido de listras também é uma boa dica para a mesa dos convidados.
A mesa propriamente dita pode ser utilizada na sua forma bruta (clássica, moderna, provençal ou cottage, rústica,...) tudo depende da linha do estilo que se deseja seguir. Também podem ser utilizadas toalhas ou trilhos, mas nada como nas festinhas tradicionais. Agora essas são mais elegantes!
.

Enfim o que vale é soltar a imaginação.


Alguns temas de festa clean que estão sendo mais usados são:

-Fazendinha (menino, menina)
-Jardim encantado
-Safari
-bonecas de pano
-Marrom e rosa
-Marrom e azul
-ursos
-bailarinas
-mundo dos brinquedos
-circo ou Patati Patatá
-Pet shop e outros.

quarta-feira, 27 de abril de 2011


Chegada de um Bebê

 

Já foi o tempo em que a chegada do bebê pela futura mamãe e suas amigas eram comemorados por um chá de bebê que cada uma traz um pratinho e trocas de presentes com castigos... Uma data tão especial o nascimento de uma mamãe e a vinda ao mundo de um ser que trás tantas alegrias nescessita de uma comemoração especial... Porque não um almoço, um jantar ou até mesmo um chá  da tarde??? Com direito a decoração, doces finos e flores...
Combinação perfeita de cores lilás, verde e rosa  flores foram distribuidas em diversos e variados tamanhos de vasos...
Bolo de três andares, mini bolos, cup cakes e as embalagens dos doces finos de muito bom gosto...
Talheres de prata, pratos de cerãmica e copos bico de jaca...
Com certeza marcando para sempre a chegada do bebê para essa família!!!

Não posso deixar de citar que esta linda decoração tem uma matéria deliciosa na revista:  Decora Baby Anuário 2011 Editora Escala ...
Foi projetada pela designer de festas Juliana Françoso que mantem o lindo e charmoso blog Festejar é Preciso: 
http://www.festejarepreciso.blogspot.com/
Flores e montagem: Happy Happennings Eventos...
Doces e Bolo: Cakes and Sweets
Louças e Talheres: D. Filipa