sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Como escolher e contratar um DJ para casamento.
A festa de casamento é a parte "relax" de todo o processo que às vezes envolve até dois anos entre a preparação, escolha dos locais, roupas, etc.
Este momento não deve merecer uma atenção menor do que o restante dos itens da cerimônia e da festa, pois é o momento que os noivos terão para liberar toda a energia e emoção acumuladas durante a cerimônia e todo o período antecedente.
Há casais que optam por bandas, pois preferem a música ao vivo ou mesmo as brincadeiras que os componentes podem inserir no meio da festa. Outros dão preferência ao que chamamos de música mecânica ou som mecânico, produzido através de CDs ou discos de vinil. É aí que entra o DJ, ou Deejay que é a pessoa responsável por colocar a música certa no momento certo, fazer a animação da pista com brincadeiras, passar recados para os noivos, etc. 
Ao contratar um DJ, é importante levar em consideração alguns pontos como:
- apresentação (vestimentas, asseio, etc);
- dicção;
- equipamentos que serão utilizados na festa;
- repertório;
- auxiliares/ajudantes.
A melhor maneira de se contratar um DJ é através de indicações de pessoas de confiança. Ao efetuar um primeiro contato, os itens a verificar são:
- O profissional possui a data disponível?
- Ele possui o repertório que você está procurando?
- Qual o valor do cachê?
Caso não tenha uma indicação, veja se o profissional possui site, se as informações são bem explicadas, organizadas (geralmente o site é o reflexo do profissional: site organizado, objetivo, profissional organizado, objetivo. Site poluído, nebuloso, profissional idem), se são apresentadas em bom português (imagine um DJ anunciando a entrada dos noivos no salão, com
diversos erros de concordância....).
Marque uma reunião com o profissional no local onde será a festa. É uma ótima oportunidade para conhecê-lo, e ver se há aquela "sintonia" entre você e ele, importantíssima no dia do evento. Nesta visita, ele também pode lhe passar boas informações sobre o posicionamento dos equipamentos no local, além de conhecer as regras de utilização, sistema elétrico, entre outros itens relevantes.
Um DJ normalmente tem um repertório bem vasto, girando em torno de 5 a 20 mil títulos, nos mais variados estilos. Alguns usam CDs e discos de vinil; outros já estão se modernizando, utilizando computadores com programas avançadíssimos, que simulam as famosas pick-ups (toca-discos) e conseguem armazenar algo em torno de 40.000 títulos.
Portanto, cabe aos noivos numa reunião com o profissional, levar uma lista de músicas que não podem faltar na festa, bem como nomes de bandas e cantores. Desta forma, fica bem mais fácil para o DJ visualizar o estilo do casal e tocar músicas que agradem aos noivos e convidados.
E O PAGAMENTO?
O valor é muito relativo ao que está sendo oferecido, como equipamentos, repertório, duração do evento, etc. Isso varia de profissional para profissional; porém tudo é negociável. Normalmente os DJs investem muitos recursos em equipamentos e em sua manutenção, que via de regra, têm um preço bem elevado, além de comprar raridades e lançamentos musicais.
Portanto, verifique as condições de pagamento que o profissional oferece. A maioria dos prestadores de serviços para casamentos determina que tudo deve ser pago até a data do evento, o que não costuma ser diferente com o DJ. Mais um motivo para iniciar a busca cedo. Se o casamento será daqui a um ano, comece já a fazer as cotações, pois isso facilita a negociação.
Vale ressaltar que muitos profissionais oferecem também serviços de telão, foto e filmagem. Faça cotações dos serviços separadamente e veja se o DJ oferece um valor menor no "pacote", nunca deixando para trás o quesito "qualidade", pois os recursos financeiros que você está investindo em seu casamento devem ser valorizados, centavo a centavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário