sábado, 30 de abril de 2011

Chá de apresentação


Celebre o nascimento do seu bebê


Saiba mais sobre este evento que está se tornando cada vez mais comum.
imagem tirada da net


Você com certeza já ouviu falar em chá de bebê, mas muitas pessoas não conhecem o evento que, aos poucos, está se popularizando no país: o chá de apresentação do bebê. Mas qual é a diferença?
Enquanto o chá de bebê é geralmente organizado pelas amigas da futura mamãe ainda grávida, o chá de apresentação do bebê é organizado pelas avós ou tias, com o intuito de apresentar o recém-nascido à família e amigos.
Optar pelo chá de apresentação é uma maneira de evitar visitas na maternidade e nas duas primeiras semanas após o nascimento do bebê – um período de recuperação pós-parto e de extrema intimidade, onde a mamãe e o bebê se adaptam um ao outro, às mamadas, aos horários e necessidades.

Confira nossas dicas para que o chá de apresentação do seu bebê seja um sucesso:


· O ideal é esperar o bebê fazer pelo menos um mês para realizar o chá. Mas a ansiedade dos conhecidos talvez não espere tudo isso, então marque para a terceira semana após o nascimento.

· O convite pode ser feito através do telefone, ao avisar sobre o nascimento do bebê. Depois, é ideal formalizá-lo através de um convite impresso ou eletrônico.

· Caso a mamãe queira participar ativamente da organização junto com as vovós, ela deverá fazê-lo antes de ter o bebê. Afinal, no primeiro mês sua atenção estará totalmente voltada para os cuidados do recém nascido. Se possível, começar a planejar o chá de apresentação junto com o chá de bebê e a decoração do quarto, para tudo seguir a mesma linha.

· O foco do evento é apresentar o recém nascido, mas ele irá dormir e mamar na maior parte do tempo. Para não assustar o bebê, evite deixar que cada convidado o pegue no colo e respeite seus horários.

· A festa é reservada apenas para parentes e amigos próximos, portanto, pode ser feita em casa mesmo. É uma ótima oportunidade para que todos conheçam o quarto do bebê, por exemplo. Se você preferir fazer em algum salão, certifique-se que o mesmo tem um espaço reservado, para o bebê poder descansar.

· Sirva comes e bebês, como em toda reunião. Lembre-se que é um evento de extrema delicadeza por tratar-se de um recém nascido, portanto, é bom evitar bebidas alcóolicas e comidas pesadas, como churrasco, por exemplo. Prefira salgados, sanduíches, docinhos e bolo. Se possível, contrate um bufê para servir os convidados.

· A decoração é extremamente importante para contextualizar o momento. O tema pode ser ligado ao enfeite de porta de maternidade ou ao quarto do bebê, por exemplo.

· Ao contrário do chá de bebê, onde as organizadoras preparam uma lista com os presentes necessários e os dividem por convidado, neste evento, família e amigos ficam à vontade para presentear o bebê de acordo com suas preferências.

· O som ambiente deve ser suave e tranquilo, para não deixar o bebê agitado. Músicas clássicas ou românticas são boas alternativas.

· É o momento ideal para entregar a famosa lembrancinha de maternidade, com o nome e a data de nascimento do bebê. Geralmente, a lembrancinha segue o tema ou as cores da decoração do chá.

· Fazer brincadeiras com os convidados além de divertir, é bom para desviar um pouco a atenção do bebê. Entre as mais tradicionais estão bingo com palavras ligadas ao bebê ou a mamãe e o papai ou as vovós adivinharem quem deu cada presente.

Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário